segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Por uma UPES grande e organizada: Movimento de todos construído por cada um!

Pensamos um movimento do tamanho de São Paulo, que caiba todos os estudantes com as suas diferentes formas de atuação. Só um movimento grande é capaz de ter o protagonismo que São Paulo precisa.

O movimento estudantil começa em nossa escola. Temos que organizar o grêmio estudantil com a nossa cara, debatendo os principais problemas de nossa realidade e mudando o ambiente escolar.

Mas o que o grêmio faz?
Não são poucos os problemas que a galera enfrenta hoje, as minas engravidam na adolescência sem o mínimo planejamento, a droga é muito sedutora quando não encontramos formas de lazer, esporte e cultura e não temos perspectivas de um futuro próspero, muitos de nós precisam entrar cedo no mundo do trabalho para poder ajudar em casa e somos obrigados a aceitar vagas de emprego que superexploram a juventude.

Você deve ter se perguntado o que o grêmio tem a ver com isso? Tem tudo! O grêmio precisa debater sobre tudo que atinge os estudantes, precisamos nos unir e construir uma realidade diferente. O grêmio organiza desde palestras que oriente a galera no dia a dia, com a nossa própria linguagem até festas, campeonatos e atividades culturais. Mas o grêmio deve estar ligado em tudo o que acontece e quando um direito do estudante for infringido, seja por um mau professor ou diretor ou até mesmo pelo prefeito, governador ou presidente da república, o grêmio tem que estar lá junto com as demais entidades estudantis e defender os estudantes.

Cada escola com um grêmio, cada município com uma UMES
Depois de organizados a escola se torna pequena para nossa ousadia, queremos mudar a cara também de nossa cidade e até de nosso país. Para podermos espalhar essas idéias e trocar experiências com estudantes de outras escolas organizamos a UMES (União Municipal dos Estudantes Secundaristas), assim poderemos construir atividades ainda maiores, aumentar nossa força e organizar todos os estudantes. Através da UMES entramos em contato com outras entidades de luta do povo, fazemos atividades que mobilizem a cidade e defendemos os estudantes junto ao poder público municipal.

• Realizar uma campanha de congressos escolares para debater a realidade da educação e da escola
• Duplicar o numero de UMES organizadas em nosso estado
• Construir coordenações regionais através das diretorias regionais das UPES em conjunto com as UMES para fortalecer a rede do movimento estudantil
• Todos os grêmios com salas, todas as UMES com sedes.
• Consolidação do CIRCUS (Circuito Cultural Secundarista)

Nenhum comentário:

Postar um comentário